sábado, 12 de fevereiro de 2011

O que um bebê precisa mesmo é do colo quentinho de seus pais

Lá vai eu, mãe de primeira viagem procurar pela internet os itens "indispensáveis" para um enxoval, pois não tenho a menor noção por onde começar. Até que vi umas listinhas "prontas", tipo as que vi pra chá de cozinha, enxoval de casamento e afins... de cara já vi alguns itens que não vou comprar e se alguém me der de presente, vou agradecer mas infelizmente não pretendo usar, salvo alguma exceção que a vida me coloque, mas não estão nos meus planos, como: mamadeiras!
Quero amamentar exclusivamente meu filho até os seis meses, então para alimentação dele ele só precisará de uma coisa, meu par de peitos, que já estão começando a se tornar -ãos *risos*.

Enfim, vendo as listas e me impressionando com a quantidade de itens e de coisas que acredito que fazem mais parte de um consumismo exagerado do que real necessidade do bebê, me deparo com um excelente texto que resolvo postar aqui nesse cantinho.

.
.
.

"Nunca na história os pais tiveram tanto acesso a informações e a equipamentos para usar com seus bebês. Além das lojas de departamentos normais e acessórios para carregar bebês industrializados, ultimamente temos observado o surgimento de mega espaços temáticos, lotados até o teto com dispositivos inimagináveis para serem usados pelos novos pais. Coisas como berços elaboradíssimos, quarenta tipos diferentes de mamadeiras e bicos, combinações de cadeirinhas, assentos de carros, bercinhos e carregadores que fazem tudo menos dar à luz por você. Papais e mamães acabam ficando com a impressão que sempre há algum novo equipamento imprescindível para acolher bem seu filhote e demonstrar seu carinho por ele.

As empresas que produzem, divulgam e vendem estes produtos, bem como as revistas tão brilhantes e bonitas que trazem anúncios de novidades para bebês praticamente em todas as páginas, têm um enorme interesse em promover a ideia de que os pais NÃO devem carregar ou segurar seus bebês “excessivamente”. O interesse deles consiste em promover o AFASTAMENTO entre a mãe e a criança, pois em seguida serão necessários vários produtos para compensar a RESISTÊNCIA NATURAL a este ESTADO ANTI-NATURAL – a separação entre pais e filhos.

O fato é que bebês humanos, como a maioria dos filhotes de mamíferos, são mais felizes, mais tranqüilos e se desenvolvem melhor quando estão próximos ao calor da mãe durante o máximo de tempo. E os pais que seguram, carregam ou amarram seus bebês em seus corpos sentem-se mais capazes de entender os sinais que seus bebês transmitem e se comunicar com eles – assim como conseguem mais facilmente encontrar sua própria rotina diária, permanecendo fisicamente próximos dos seus pequeninos."

Fonte: INSTINCTIVE PARENTING
http://www.instinctiveparenting.com/flex/why_isnt_babywearing_widely_promoted/74/1

Tradução: Mariana Mesquita / Sling Casulinho
http://www.casulinho.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário