segunda-feira, 4 de abril de 2011

Desabafando

Me choca e me entristece ver a realidade obstétrica de nosso país. Quantas mulheres não tem plena consicência do parto humanizado, pesquisa, vai atrás, sonha, deseja e no fim morre na praia por falta de apoio na área de saúde. É triste!
No Sul (sul mesmo, não é Sudeste) a situação é melhor do que aqui, mas a maioria das regiões do Brasil sofre com o mesmo que vivenciamos em João Pessoa, falta de apoio a uma coisa que deveria ser obrigatória. Aqui nem tendo rios de dinheiro você consegue achar um profissional da cidade que faça partos humanizados, é triste, é cruel.
Parto normal você consegue no SUS, mas de humanizado passa longe.
Pelos planos de saúde e atendimento particular meu Deus, é cada desculpa para uma cesariana que dá vontade de estrangular o médico, porque a vítima da parturiente em 98% (estatística minha tá? nada científico) acredita no laudo médico, acredita que realmente situação "x" é indicativo de cesária.
Eu morro de medo, me tremo de medo de ter que passar por uma cesária desnecessária, juro. Me dá arrepios só em pensar, mas é uma realidade que eu posso até acabar sendo vítima, mesmo com o conhecimento, mesmo tentando de TUDO para não cair nessa.
Graças a muitas informações eu consegui contato com uma excelente obstetra, que não é da minha cidade, e que fará meu acompanhamento, que se dispôs a vir a minha cidade para fazer meu parto, mas...(eu odeio pensar nessa possibilidade, mas sempre existe o "mas"), e se não der tempo dela chegar? E se eu for pro hospital e lá eles me encherem de intervenções totalmente desnecessárias e que sabemos que complica o parto normal? Tá, eu posso processar o Hospital depois por ter feitos intervenções sem meu consentimento (ótimo, né? Eu em trabalho de parto brigando com as regras do hospital, beleza de creuza) mas a merda já tá feita.
Tenho meu plano B, meu plano C, mas nenhum desses dois é meu ideal, meu ideal é meu plano A, mas se chegar ao plano D eu vou me frustrar sim! Não adianta, eu tenho informações suficientes para me frustrar. Mas eu tenho fé que tudo vai dar certo, que eu vou parir meu bebê da maneira mais humanizada possível.
E quantas mães querem seus partos humanizados e não conseguem profissionais para apoiá-las?
Um número ainda maior, quantas mães não querem parto normal e vão linda para uma mesa de cesária crente que não podia ter normal? Eu não estou exagerando ou fazendo média, nos últimos 6 meses eu conheci oito mulheres que tiveram seus bebês, dessas, SETE queriam parto normal, sabe quantas tiveram o parto normal dessas 7 das 8? NENHUMA! O "mais legal" é vc ver a mulher dizendo "foi o jeito" e eu idiota ainda pergunto "porque", ai vem uma resposta geralmente esdruxula, e a mulher coitada foi vítima, eu vou dizer o que? Dizer a verdade? Que não precisava de cesariana e machucar, não.. eu dou aquele sorriso mucho, apoio e me revolto. Ah, a 1 teve seu parto normal, mas essa não conta porque mora fora do Brasil e incrivelmente as mulheres fora do Brasil são aptas a parir, essa terra deve ter alguma coisa que impede, né? Só pode!
.
Só pra constar, uma dela ficou tão arrasada com a cesária que acha que a recuperação dela foi ruim exatamente porque ela ficou decepcionada. Ah, e sabe qual o motivo que a médica deu, já que a bebê estava encaixada (que sabemos que mesmo se não tivesse muitos bebês só encaixam no Trabalho de parto) e sem circular de cordão (que sabemos que tbm não é nem de longe indicação de cesária)?? Porque ela estava já com 38 semanas e a bebê, pela ultra, estava com 3.800g e que se chegasse a 4kg ela não faria o parto normal e como ela ainda tava sem dilatação =O Preciso continuar? Bom, acho que não, né? ABSURDO!

Um comentário:

  1. a única coisa que eu sei e sinto é que você terá este menino lindo com muito amor, e por sua força, desejo e respeito a este ser tão lindo será um momento único para vc (p todos nós *_*) quando conquistar o seu sonho. apenas vejo o plano A em ação...apenas este. vc merece.

    não vejo a hora de ver este sorriso lindo, que só vc sabe dar quando pegar Samuel nos braços, repleta de orgulho e felicidade "eu consegui".


    te amo por sua força, vc já está sendo uma MÂE incrível...

    a dinda aqui sabe...e como sabe!

    bjos amiga.

    ResponderExcluir