quarta-feira, 27 de julho de 2011

A espera

Vai chegando as 30 semanas, os 7 meses, e a ansiedade vem junto, não apenas a da gestante mas como de todos que a acompanham.
E agora que se intensifica o.. "tá pertinho", "quando chega?", "é daqui a pouco", "tá bom de ir lavando as roupinhas pq a qualquer momento chega", entre inúmeros comentários.
É legal e ao mesmo tempo não, ainda tem muito tempo pela frente, ainda temos de 8 a 12 semanas pela frente, e apesar de passar rápido isso ainda é MUITO, começar com a ansiedade agora não é nada legal, então vamos relaxar, Samuelzinho ainda tem muito o que se desenvolver aqui dentro e ficar nessa ansiedade toda pode até demorar ainda mais sua vinda.
.
Deixo um textinho da fantástica Kalu Brum do Mamíferas e logo abaixo o link da postagem original.

"Respirar, sem precisar lutar ou chorar. Estão no lugar em que nós seres humanos passaremos a vida tentando encontrar. Não é uma sensação incrível entrar numa banheira quentinha, no escuro? São nossas lembranças uterinas.

Nossa medicina colocou 40 semanas como uma expectativa de nascimento. Mas sabemos que cada qual tem seu tempo. Os médicos determinaram que a partir de 37 semanas um bebê pode ser extraído. Isso sim é um disparate.

Se um bebê senta com 5 meses e outro só com 8 e ambos são normais, porque todas as mulheres deveriam parir com 40 semanas?

Já ouvi relatos de bebês que pelo ultrassom estariam com 43 semanas e o exame pós nascimento constata 40 semanas. O fato é que todo bebê nasce! Toda mãe entra em trabalho de parto. Isso é tão inevitável como envelhecer.

Nosso calendário é torto, uma vez que sempre precisamos de ajuste. Mas a natureza é sabia e tem seu próprio tempo. Vejo no quintal pés de Gabirobas que tem a mesma idade: num mesmo pé, metade está florido, outra metade tem fruto. O pé vizinho começou com as flores agora e o outro nem flores tem. Todos estão no mesmo solo recebendo a mesma quantidade de luz, água e adubo. Todos estão no seu tempo.

Qualquer medida efetiva para fazer iniciar o trabalho de parto é algo não natural. Se quer andar, fazer sexo, faça se você tiver vontade. Não faça para o bebê nascer. Pois se fizer algo que dará certo, estará adiantando um processo que não precisa de adiantamento.

O corpo começa a dar sinais que muitas vezes não reconhecemos. Parece que vai engrenar e tudo pára. É assim mesmo! Eles não são à toa. Acontecem para preparar o corpo. São sinais. Entenda seus sinais. Abrace-os. Continue a verificar o bem estar fetal. E espere.

Posso te garantir que você vai sentir saudade da sua barriga. Não deixe que sua ansiedade ofusque este momento de despedida. É como um amante que vai para longe de você a qualquer hora. Aproveite mais um dia de seu bebê dentro de você. Em breve, muito breve, ele estará nos seus braços.

Aproveite para dormir, para passear, ir ao cinema, encontrar uma amiga que há tempos não encontra. Faça fotos do barrigão, barriga de gesso. Curta e se prepare para a festa do nascer, com aquela ansiedade que quem deseja a celebração, nunca desejando que tudo passe rápido.

Posso te contar um segredo? Trocaria de lugar com você se pudesse! Gestar e parir é bom demais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário