sexta-feira, 11 de março de 2011

Massagem no períneo

Achei essa excelente informação no site Bionascimento, de Portugal, portanto não estranhem a escrita, sobre massagem no períneo para evitar uma laceração na hora do parto ou uma possível epísio (eu me contorço toda só de pensar nesse corte que muitos "médicos" fazem sem a menor necessidade).
Vamos ao que interessa:

O que é o Períneo ?
O períneo é a zona entre a abertura da vagina e o recto. Esta zona estica bastante durante o parto e por vezes rasga. Se o profissional de saúde que a apoiar no parto lhe tiver que fazer o corte da episiotomia, é nesta zona. É natural que tenha que levar pontos se durante o parto tiver que ser feita uma episiotomia ou ocorrer uma laceração.

Estou preocupada com as lacerações do períneo – com que frequência é que ocorrem?
40% a 85% de todas as mulheres que dão á luz por parto vaginal acabam por rasgar. Cerca de dois terços precisam de ser cosidas.

Estou também preocupada acerca da Episiotomia – É necessária?
Normalmente uma episiotomia não é necessária. Todavia, por vezes o profissional de saúde pode recomendar que seja feita. Por exemplo, uma episiotomia pode ajudar, se o seu bebé tiver que nascer muito rapidamente. Peça ao profissional de saúde para conversar consigo acerca do assunto.


O profissional de saúde pode ajudar-me a prevenir rasgar esta zona?
Há várias formas do profissional de saúde poder ajudá-la a reduzir as hipóteses de rasgar. Por exemplo, pode recomendar-lhe posições diferentes para fazer força, fazer uma pequena pressão na cabeça do bebé, conforme ela vai surgindo e evitar o uso de fórceps.

Posso fazer alguma coisa antes do parto que me ajude a prevenir a laceração?
Reduzir as lacerações tem sido alvo de muitos estudos. Vários estudos descobriram que a massagem do períneo nas últimas semanas de gravidez pode reduzir as lacerações durante o parto. Esta massagem – feita com dois dedos que irão ajudar a dar maior flexibilidade aos tecidos – é feita por si própria, em casa, uma ou duas vezes por dia, nas últimas 4 a 6 semanas de gravidez.

A Massagem do Períneo durante a gravidez é eficaz em todas as mulheres?
A massagem resulta melhor numas mulheres que noutras. Mães pela primeira vez, mulheres na casa dos 30 anos de idade, e mulheres com episiotomias anteriores, rasgam menos e fazem lacerações menos severas quando a massagem do períneo é feita nas últimas semanas de gravidez.

O meu companheiro pode ajudar?
Sim! Para muitas mulheres torna-se mais fácil a massagem ser feita pelo parceiro.

A Massagem do Períneo durante a gravidez tem riscos?
Que se saiba não. Não tem que pagar. Não dói. É fácil de fazer. E a maioria das mulheres não se importa de a fazer. No entanto deve verificar com o profissional de saúde que a acompanha, antes de começar com esta massagem. Se pensa ter uma pequena ruptura de bolsa, confirme com o profissional de saúde antes de introduzir seja o que for na vagina.

INSTRUÇÕES PARA FAZER A MASSAGEM DO PERÍNEO DURANTE A GRAVIDEZ

Eis algumas das razões para poder querer fazer a massagem durante a gravidez:

· Alguns profissionais de saúde acreditam que a massagem do períneo aumenta a flexibilidade desta zona. Isto significa, que poderá ter menor hipótese de rasgar ou de precisar de uma episiotomia.

· Enquanto massaja, pode praticar o relaxamento destes músculos. O que irá ajudá-la a preparar-se para o momento da saída da cabeça do bebé. Relaxar esta zona durante o parto pode ajudá-la a não rasgar.


Se deseja fazer a massagem do períneo, comece 6 semanas antes da data prevista do parto e siga as seguintes sugestões:

– Lave bem as mãos, e mantenha as unhas curtas. Dobre os joelhos e relaxe num local com privacidade. Algumas mulheres preferem deitar-se com almofadas a apoiar a zona lombar.

– Lubrifique os seus polegares e os tecidos do períneo. Use um lubrificante como por ex.: óleo de vitamina E, óleo de amêndoas ou qualquer óleo vegetal de uso culinário, como o azeite. Não use óleo de bebé ou óleo mineral.

– Introduza os polegares na vagina cerca de 1 a 1,5 cm. Pressione para baixo (em direcção ao ânus) e para os lados, até sentir como que um ardor, e sensação de esticar.

– Mantenha essa posição por 1 ou 2 minutos.

– Com os polegares, massaje suavemente a zona inferior da vagina fazendo um movimento em forma de “U”. Concentre-se em relaxar os músculos. Esta é uma excelente altura para praticar técnicas de respiração suave e profunda.

– Massageie suavemente a zona do períneo 10 minutos por dia. Após 1 a 2 semanas já deverá sentir maior facilidade e menos ardor no períneo.


Companheiro:

Se for o seu companheiro a fazer a massagem, deverá seguir as instruções acima referir. No entanto, ao ser o companheiro os dedos utilizados deverão ser os indicadores (em lugar dos polegares). Fazer o mesmo método de pressão lateral para baixo em forma de “U”. É importante manter uma boa comunicação – se estiver a sentir muita dor ou ardor, transmita-o ao seu companheiro!

3 comentários:

  1. legal esta dica da massagem. Este aspecto é um dos que eu tenho mais temor..laceração..=/ mas nada que vá impedir da realizar um PN. podemos fazer com que tudo fique mais confortavel.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 15 anos e estou grávida de 7meses quero ter parto normal mais estou com mto medo vou experimentar fazer esta massagem

    ResponderExcluir